Derivativos

Derivativos

As operações de derivativos oferecem mitigação de riscos a empresas que estão expostas a variações de preços, índices e taxas em seus negócios e operações financeiras e querem se proteger dos riscos atrelados a oscilações destes indicadores. O Banco Fibra oferece um portfólio diversificado de produtos para auxiliar seus clientes na gestão dos riscos envolvidos em seus negócios, entre eles Opções, Swaps e Contratos a Termo de Moedas e Commodities.

Entre em contato com o seu gerente de relacionamento e entenda a melhor solução que o Banco Fibra tem para oferecer.

Termo de Moeda (NDF - Non Deliverable Forward):

É uma operação de compra ou venda de moeda estrangeira, com a obrigação de liquidação em data futura por preço previamente determinado entre as partes. A operação não exige entrega física de moedas.  No vencimento a liquidação ocorre pela diferença entre a cotação contratada e a cotação da moeda no vencimento.

Termo de Commodities (NDF - Non Deliverable Forward):

Permite a empresa fixar o preço futuro de determinada commodity, com a obrigação de comprar ou vender aquela mercadoria em uma data definida. A operação não exige a entrega física da commodity. A liquidação ocorre pelo ajuste financeiro em reais, calculado pela diferença entre o preço contratado e a cotação da commodity no vencimento.

Opções de Moeda

É um contrato onde uma das partes paga um prêmio pela aquisição do direito de comprar ou vender moeda em uma data futura, a um preço definido. O risco da perda está limitado ao valor do prêmio pago. Não exige entrega física da moeda no vencimento e, em caso de exercício da opção a liquidação ocorre pela diferença entre o preço contratado e a cotação da moeda na data.

Com esse instrumento é possível proteger de movimentos desfavoráveis da taxa de câmbio, a um custo definido.

Opções de Commodities

É um contrato onde uma das partes paga um prêmio pela aquisição do direito de comprar ou vender uma determinada commodity em uma data futura, a um preço definido. O risco da perda está limitado ao valor do prêmio pago. Não exige entrega física da commodity. No vencimento em caso de exercício da opção a liquidação ocorre pela diferença entre o preço contratado e a cotação da commodity na data.

Com esse instrumento é possível proteger de movimentos desfavoráveis no preço da commodity, a um custo definido.

Através deste produto é possível operar o mercado internacional sem a necessidade de movimentação diária de margens de garantias e ajustes em moeda estrangeira.

Swap

Consiste em um acordo entre duas partes para troca de um fluxo financeiro em determinada moeda, índice ou taxa de juros, por outro fluxo financeiro em moeda, índice ou taxa de juros. A liquidação ocorre no vencimento da operação ou nas datas intermediárias que forem acordadas entre as partes, pela diferença entre os fluxos financeiros das moedas, índices ou taxas que foram trocados. Desta forma é possível administrar descasamentos no balanço, diminuindo riscos de perdas em decorrência de variações de preços de moeda, juros ou índices.

*Operação sujeita à análise e aprovação pelo Banco Fibra e sujeita a análise do perfil de risco do cliente;

Conheça a descrição dos perfis e riscos associados:

Perfil Conservador: Clientes que possuem pouca ou nenhuma tolerância a risco, primam pela segurança e liquidez, e tem a característica de muitas vezes optar por menores rentabilidades para evitar investir em maiores riscos.

Perfil Moderado: Clientes que possuem maior tolerância a risco, aceitando pequenas perdas em troca de maior potencial de rentabilidade, mas ainda dão maior foco à segurança.

Perfil Agressivo: Clientes que estão dispostos a assumir maior risco em troca de maior rentabilidade, tem a característica de aceitar uma desvalorização temporária do seu investimento, possuem tolerância a realizar eventuais perdas do principal em busca de alta rentabilidade e tem capacidade patrimonial e financeira para este tipo de produto.

A partir do perfil definido, basta imprimir o questionário preenchido, assiná-lo e encaminhá-lo ao seu Gerente.

Para acessar o questionário, clique aqui.