BUSCA

Governança Corporativa

Possuímos uma estrutura eficiente para assegurar a sintonia entre a administração e os interesses de todo o ecossistema do Fibra.

Governança Corporativa

Nossa gestão compreende diversos comitês, adequadamente formalizados em política interna que nos auxiliam a manter um ambiente robusto de controle operacional, regulatório e de governança, bem como provém agilidade e transparência na comunicação entre diferentes interesses do nosso ecossistema e da Alta Administração.

Diretoria

Executiva

Conselho de

Administração

Comitês

Nossa gestão compreende diversos comitês, adequadamente formalizados em política interna que nos auxiliam a manter um ambiente robusto de controle operacional, regulatório e de governança, bem como provém agilidade e transparência na comunicação entre diferentes interesses do nosso ecossistema e da Alta Administração.

O Conselho de Administração estabelece políticas gerais e estratégicas e é responsável por direcionar negócios, orientar, fiscalizar, eleger e gerenciar a atuação dos executivos.

Benjamin Steinbruch | Presidente do Conselho

Formado em Administração pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas – SP, com pós-graduação em Marketing e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas – SP.

É integrante do Conselho de Administração da Companhia Siderúrgica Nacional (“CSN”) desde 23 de abril de 1993, ocupando, desde 28 de abril de 1995, o cargo de Presidente do Conselho de Administração. Ocupa também o cargo de Diretor-Presidente da CSN desde 30 de abril de 2002. Desde 2017 é Presidente do Conselho de Administração do Jockey Club de São Paulo, Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social desde 2014.

Arno Schwarz | Membro do Conselho

Atual diretor presidente do Banco Fibra, atuando desde junho de 2013. Também faz parte da diretoria da Fibra Cia. Securitizadora de Créditos Imobiliários; Fibra Corretora de Seguros; Taquari Adm.

De Carteira de Valores Imobiliários; Validata Meios de Pagamentos e Cipla Serviços e Empreendimentos. Membro dos Conselhos de Administração da Transnordestina Logística S.A.; FTL – Ferrovia Transnordestina Logística S.A; ABBC (Associação Brasileira de Bancos); Textília; Vicunha Steel; Vicunha Aços e Elisabeth S.A.

Atuou na área de Financiamentos Estruturados do Bradesco BBI, onde ingressou em 2011 e anteriormente foi responsável pela área de operação financeiras da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), no período de 2007 a 2011. Graduado em Economia, Ciências Políticas e Estudos Latino Americanos pela Brandeis University em Waltham, EUA, possui MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC SP/Insper em São Paulo, Brasil e é mestre em Administração de Empresas com foco em Finanças pela Columbia Business School em Nova Iorque, EUA

Elisabeth Steinbruch Schwarz | Membro do Conselho

Graduada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Nascida em outubro de 1954, atua como diretora-executiva e membro do Conselho de Administração de várias empresas do Grupo Vicunha. É executiva da Elizabeth S/A Indústria Têxtil, Rio Purus Participações S.A. e da Taquari Participações Ltda. Também integra o Conselho de Administração da Fibra Companhia Securitizadora de Créditos Imobiliários (empresa controlada pelo Banco Fibra).

Andréa Maria Meirelles de Menezes | Membro do Conselho

Formada em Física e Mestre em Ciências, ambas pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

Possui vasta experiência como membro de Conselhos de Administração e como CEO em Instituições Financeiras, exercendo a posição em empresas como Standard Bank London, Standard Bank Brasil, Banco Merrill Lynch de Investimentos S/A. É integrante do Conselho de Administração do Banco Fibra desde setembro de 2019 e também Presidente da SABS – Sociedade Amigos da Barra do Sahy e Presidente do Conselho Consultivo Familiar da Physical Catalyst Ltda.

A Diretoria Executiva, responsável pela gestão diária dos negócios, zela, entre outros aspectos, pela execução de nossas políticas e diretrizes.

Arno Schwarz | Presidente Executivo

Atualmente, é diretor presidente do Banco Fibra, onde atua desde junho de 2013. Graduado em Economia, Ciências Políticas e Estudos Latino Americanos pela Brandeis University em Waltham, EUA. Possui MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC SP/Insper e é mestre em Administração de Empresas com foco em Finanças pela Columbia Business School em Nova Iorque, EUA.

É Membro dos Conselhos de Administração do Banco Fibra S.A., da Transnordestina Logística S.A., da FTL – Ferrovia Transnordestina Logística S.A., da Elizabeth S.A. Indústria Têxtil, Textília S.A. e da Vicunha Aços S.A, diretor presidente da Taquari Asset Ltda. e conselheiro da ABBC (Associação Brasileira de Bancos). Em sua carreira, passou por instituições como Bradesco BBI e Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

Kumagae Hinki Jr. | Diretor de Riscos (CRO), Operações, Controles Internos e Segurança da Informação

Ingressou no Banco em dezembro de 2013. Possui MBA pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), especialização em administração financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduado em tecnologia pela FATEC/SP. Com mais de 30 anos de experiência nas áreas de riscos, tecnologia e produtos, atuou tanto no mercado nacional como latino-americano. Trabalhou em instituições como Itaú Unibanco e Banco Francês e Brasileiro, além disso foi diretor de entidades de classe como Febraban e ABBC.

Rafael Pavão de Assis | Diretor de Crédito

Ingressou no Banco Fibra em fevereiro de 2006, tornando-se Diretor em dezembro de 2018. É formado em Administração de Empresas pela Universidade Metodista de São Paulo, com Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela FGV e em Agronegócios pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ – USP. Possui 15 anos de experiência na área de Crédito, tendo trabalhado em bancos de grande e médio porte, dentre eles o Santander e o Banespa.

Jose Lourenço Cassandre Junior | Diretor de Tesouraria e Produtos

Ingressou no Banco Fibra em 2015, tornando-se Diretor em dezembro de 2020. É graduado em Economia pela FAAP, com extensão em Finanças pela University of Montana. Possui mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, tendo atuado em empresas como Santander, Citi, Sadia, Fibria e Banco Pine.

Carlos Alberto Sangiorgio | Diretor de Tecnologia e Transformação Digital

Ingressou no Banco Fibra em fevereiro de 2018, tornando-se Diretor em outubro de 2019. É formado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, com mestrado em Rede de Computadores, também pela USP. Possui mais de 30 anos de experiência no segmento financeiro e de tecnologia, tendo trabalhado em instituições como Sinquia, Isban Brasil – Grupo Santander e Abril Comunicações.

Marcos Chadalakian | Diretor de Planejamento e Controladoria, Contabilidade e Suprimentos

Ingressou no Banco Fibra em janeiro de 2014, tornando-se Diretor em agosto de 2015. É graduado em Economia e Contabilidade pela PUC SP e com MBA pela Universidade Corporativa do BankBoston com módulo Internacional na Universidade de Toronto. Com mais de 20 anos de experiência, tendo trabalhado em bancos e empresas, dentre as quais: PWC (PricewaterhouseCoopers), BankBoston e Brazilian Finance & Real Estate.

Rodrigo de Faria Matias Bueno | Diretor de Comercial

Ingressou no Banco Fibra em 2015, tornando-se Diretor em junho de 2020. É formado em Engenharia Produção pela FEI – Faculdade de Engenharia Industrial, com MBA pelo IBMEC-INSPER. Possui quase 20 anos de experiência no segmento financeiro, tendo atuado nos segmentos Corporate e Middle Market, em instituições como Itaú BBA, Itaú Unibanco e Santander.

Flavia Zahr | Diretora de Governança, Jurídico e Compliance

Ingressou no Banco Fibra em janeiro de 2014, liderando o time de Jurídico e Compliance. Em 2021 incorporou formalmente em suas atribuições a frente de Governança do Fibra tendo se tornado responsável pela área de Governança, Jurídico e Compliance. É graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui Especialização em Direito Societário pela FGV e Especialização em Valores Mobiliários e Mercado de Capitais pela USP. Com mais de 20 anos de experiência no segmento financeiro, trabalhou no Banco ABN Amro Real, Banco Santander, Redecard e Banco Itaú-Unibanco.

Programa de Integridade

O Programa de Integridade, em conjunto com o Código de Ética e Conduta, orienta os colaboradores e prestadores de serviços na identificação de condutas e situações em desacordo com os nossos princípios éticos, bem como, que possam configurar atos de corrupção. Tem como objetivo prevenir, detectar e punir desvios de conduta e práticas ilícitas e é constituído por princípios que norteiam sua aplicabilidade e monitoramento.

Regulamento do Programa de Integridade

Comprometido com as iniciativas nacionais e internacionais de Prevenção e Combate à Corrupção e, principalmente, em conformidade com a Lei nº 12.846/2013, conhecida como Lei Anticorrupção, o Banco Fibra possui o Programa de Integridade, que estimula um ambiente de comportamento ético e de envolvimento responsável. Clique aqui e acesse o Regulamento do Programa de Integridade.

Código de Ética e Conduta

O Código de Ética e Conduta do Banco Fibra reúne as diretrizes que devem ser observadas pelos profissionais e prestadores de serviços da instituição, buscando padrões de conduta cada vez mais elevados no exercício de nossas atividades. Reflete a identidade cultural e os compromissos assumidos nos mercados em que o Banco Fibra atua. Além disso, visa orientar a conduta e decisões dos dirigentes, colaboradores e prestadores de serviços no cumprimento de suas atribuições.  O Banco divulga seu Código de Ética e Conduta para todos os profissionais que atuam em seu nome e o coloca à disposição tanto em seu site institucional como na Intranet.

Clique aqui para acessar o documento completo do Código de Ética e Conduta.

Click here to read the english version of our Code of Ethics and Conduct.

Políticas Institucionais

Nossas políticas institucionais compreendem a formalização de diretrizes para execução de procedimentos e controles integrados e complementares, que dão suporte às nossas atividades operacionais e condução dos negócios, a fim de alcançar as melhores práticas de gestão corporativa e mitigação de riscos. Destacamos abaixo algumas de nossas principais políticas:

Compliance

O Banco Fibra, em linha com as melhores práticas de mercado, possui um Programa de Compliance que visa assegurar a adequação, fortalecimento e funcionamento do sistema de controles da instituição, buscando cumprir leis e regulamentos, bem como gerenciar, em conjunto com a alta administração, os riscos de Compliance.

A área de Compliance do Banco Fibra está estruturada com três frentes principais, (i) Compliance Regulatório, que visa garantir o atendimento de todas as leis, normas, regulamentos aplicáveis a esta instituição, bem como atender as solicitações dos Órgãos Reguladores, centralizando todas as demandas, além de ser responsável pelo andamento do Programa de Integridade; (ii) Compliance Prevenção a Lavagem de Dinheiro e Combate ao Terrorismo, que objetiva prevenir a prática de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo na realização dos negócios do Banco Fibra no Brasil e no exterior, em consonância com a legislação nacional, bem como com a legislação vigente nos países onde atua; e (iii) Compliance Ambiental, Social e Governança, que visa realizar a gestão do conjunto de ações tomadas sobre meio ambiente, sociedade e governança corporativa, cujos princípios orientam as estratégias definidas pela Instituição.

Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo

Em conformidade com a legislação e regulamentação vigente, no que se refere à Prevenção a Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo e, alinhado com as melhores práticas de mercado, o Banco Fibra possui mecanismos rigorosos de controle para a efetiva detecção da identidade e atividade de seus clientes, além da identificação dos recursos financeiros, origem e constituição de seu patrimônio. A instituição mantem uma área específica, responsável pela gestão do referido processo, a qual realiza ações de controle e monitoramento constante de operações e transações financeiras. Clique aqui para conhecer as diretrizes de nossa Política de Prevenção a Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo.

Controles Internos

A área de Controles Internos atua para, continuamente, melhorar a qualidade do ambiente de controles da organização, auxiliando as diversas áreas no mapeamento de seus processos, identificação e avaliação de riscos e controles. Também obtém e monitora planos de ação para evolução de processos e correção de falhas operacionais identificadas. Estes conjuntos de ações aumentam a previsibilidade dos processos e contribuem para a redução do risco operacional a que a instituição está exposta.

Auditoria Interna

Com linha de reporte ao Conselho de Administração e supervisionada pelo Comitê de Auditoria em suas reuniões mensais, a Auditoria Interna auxilia a organização a alcançar seus objetivos, adotando abordagem sistemática para a avaliação e melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de risco, controles e governança corporativa. Seu ciclo de auditoria de 3 anos, compreende a auditoria de produtos, processos, sistemas, áreas e projetos. Clique aqui para acessar o Regulamento da Auditoria Interna.

Segurança Cibernética

Em linha com a regulamentação vigente e visando seguir as melhores práticas do mercado, o Banco Fibra possui a Política de Segurança Cibernética. Clique aqui para conhecer as diretrizes sobre a referida Política. Tais diretrizes orientam o uso aceitável de ativos de informação e/ou tecnológicos da instituição, baseada nos princípios de confidencialidade, integridade e disponibilidade.

Sucessão de Administradores

Amparados por nosso pilar de Governança Corporativa, o Banco Fibra possui a Política de Sucessão de Administradores, que formaliza os critérios para identificação de sucessores para as posições da Alta Administração, garantindo qualidade na escolha e observância às determinações do Banco Central do Brasil. Clique aqui para conhecer as diretrizes desta Política.

Operações de Crédito com Partes Relacionadas

Em consonância com as melhores práticas de mercado e nosso compromisso com a transparência, o Banco Fibra possui a Política de Operações de Crédito com Partes Relacionadas, que tem por objetivo estabelecer regras e consolidar procedimentos a serem observados em transações que envolvam Partes Relacionadas, em cumprimento à legislação aplicável em vigor. Clique aqui para conhecer as diretrizes desta Política.

Política de Privacidade

O Banco Fibra tem como um de seus pilares garantir a privacidade e segurança no tratamento de dados pessoais dos clientes e demais titulares de dados. Em linha com os preceitos contidos na Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 (“LGPD”) e demais regulamentos aplicáveis, tornamos pública e transparente a maneira como estes dados pessoais são tratados, compartilhados e armazenados, através de nossa Política de Privacidade, que compreende a governança e principais diretrizes aplicadas ao tema. Clique aqui e conheça a nossa Política de Privacidade. Acesse também nosso Aviso de Privacidade aqui.

Documentos Complementares

Disponibilizamos nesta seção informações relativas às operações de valores mobiliários em Mercados Regulamentados de Valores Mobiliários.

Regras de Atuação do Intermediário de Valores Mobiliários

Regras para Seleção, Contratação, Acompanhamento e Distrato de AAI

Relação de Agentes Autônomos de Investimento para ANCORD – Banco Fibra S.A.

Regras de Remuneração do Distribuidor

Agentes Autônomos

(11) 3847-6973, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Arno Schwarz

Diretor Responsável, nos termos da Resolução CVM nº 16 de 9 de fevereiro de 2021
(11) 3847-6738, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, exceto feriado.