BUSCA

Sustentabilidade

A ética profissional, a responsabilidade, o compromisso social e com
o meio ambiente, orientam as atividades realizadas pelo Banco Fibra.

Sustentabilidade

A ética profissional, a responsabilidade, o compromisso social e com
o meio ambiente, orientam as atividades realizadas pelo Banco Fibra.

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da sociedade, atualizamos periodicamente nossas práticas e métodos, visando a promoção de ações sustentáveis alinhadas ao desenvolvimento do nosso negócio.

Sustentabilidade é nossa responsabilidade

Buscamos promover a sustentabilidade através de 4 pilares:

Integrar a
responsabilidade social
à cultura das atividades
do Banco Fibra

Buscar ações que
proporcionem um
ambiente de trabalho
produtivo e participativo

Incentivar a consciência
sobre a importância
do papel de cada pessoa
na sociedade

Agregar valores aos
grupos de interesse
envolvidos com o
Banco Fibra

Relatório Socioambiental

Em mais um ano desafiador como foi 2021, consolidamos práticas ambientais, sociais e de governança (ESG – Ambiental, Social e Governança, em inglês) ao crescimento responsável e seguro de carteira de clientes, a partir dos direcionadores de nossa estratégia de negócios CDEE (Clientes, Dados, Eficiência e Escalabilidade).

Neste novo Relatório Socioambiental, trazemos destaques que demonstram a legitimação de nosso posicionamento estratégico ESG, visível através de avanços e importantes compromissos assumidos:

  • Adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, ou Women Empowerment Principles (WEPs) e obtenção do Selo Women on Board (WOB), ações que visam promover maior equidade de gênero;
  • Conquista do Selo ABRACAM de Conformidade, concebido pela Associação Brasileira de Câmbio pelas boas práticas de governança e compliance em operações de câmbio, o que demonstra nosso alinhamento com as regras de prevenção à lavagem de dinheiro e combate ao financiamento do terrorismo e provê maior segurança nas operações com nossos stakeholders;
  • Obtenção do Selo Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol pela divulgação da neutralização de nossas emissões de gases de efeito estufa dos anos de 2018 a 2021;
  • Conquista do Prêmio Ouro Cliente S.A. na categoria “Líder em Operações B2B”, pelo reconhecimento de nossas melhores práticas na gestão de clientes.

Tudo isto, sem deixarmos de priorizar nossas pessoas e avançar na agenda de diversidade e inovação, cujas boas práticas levaram ao nosso reconhecimento como uma das três melhores instituições financeiras do Brasil para se trabalhar na categoria de bancos médios da Great Place to Work (GPTW)!

Acesse o Relatório Socioambiental e conheça mais sobre os nossos desafios, compromissos, estratégias, indicadores, iniciativas e resultados ao longo de 2021.

PRSA

Política de Responsabilidade Socioambiental

Em linha com a regulamentação vigente, o Banco Fibra preza pela ética junto aos seus clientes, colaboradores, acionistas e
comunidade, principalmente no que envolve as práticas socioambientais nos negócios.

O Fibra tem critérios rigorosos em sua
governança para compreender e validar as práticas socioambientais de seus clientes, com objetivo de garantir idoneidade em seus negócios.

Acesse nossa política

Fibra

Soluções ágeis, flexíveis e simples para o seu negócio.

Nossos Compromissos

Pacto Global ONU

Iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

A Rede Brasil do Pacto Global engaja o setor empresarial brasileiro para que desempenhem suas ativididades alinhadas a práticas sustentáveis, de forma a contribuir para equacionar os  principais desafios, como as mudanças do clima, a extrema desigualdade social e a corrupção.

Women Empowerment Principles (WEPs)

Os Princípios de Empoderamento das Mulheres, ou Women Empowerment Principles (WEPs), são uma iniciativa conjunta entre a ONU Mulheres e o Pacto Global da ONU que traz diretrizes integradas de promoção à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no local de trabalho, mercado e comunidade, ao mesmo tempo que busca fomentar resultados positivos para os negócios.

Nos comprometemos em implementar ações no Banco Fibra que visam o cumprimento dos sete princípios fundamentados em padrões internacionais de trabalho e direitos humanos que direcionam esforços para o estabelecimento de lideranças corporativas, tratamento justo e sem discriminação tanto para homens como mulheres no trabalho, garantia de saúde, segurança e bem-estar de todos os trabalhadores, promoção do desenvolvimento profissional e de capacitação de mulheres, implementação de práticas que empoderam mulheres no desenvolvimento empresarial, cadeia de suprimentos e marketing, apoio a iniciativas e defesa da comunidade e, por fim, medição e relato público de nossos progressos.

Como signatário dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, O Banco Fibra reforça sua atuação e comprometimento com a busca constante de práticas igualitárias entre mulheres e homens.

Women on Board

Iniciativa independente que visa reconhecer, valorizar e divulgar a existência de ambientes corporativos com a presença de mulheres em conselhos de administração ou conselhos consultivos, para demonstrar os benefícios desta diversidade ao mundo empresarial, assim como à sociedade.

A iniciativa concede um selo às empresas que tenham pelo menos 2 (duas) conselheiras efetivas em seus quadros.

Pacto de Promoção da Equidade Racial

O Pacto de Promoção da Equidade Racial é uma iniciativa voluntária cujo objetivo é fomentar ações em prol da redução da desigualdade racial no ambiente corporativo, orientadas através da implementação do Protocolo ESG Racial, que incentiva a adoção de ações afirmativas e de investimentos sociais em equidade racial. Os resultados gerados pela implementação destas ações são mensurados e acompanhados através de um Índice ESG de Equidade Racial.

Este é um compromisso alinhado ao nosso posicionamento institucional na agenda ESG, dentro da estratégia de aumentar a diversidade e inclusão no Banco Fibra, fortalecendo nossa cultura organizacional e contribuindo para uma sociedade cada vez mais igualitária.

Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção

Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção

O Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção consiste em um conjunto de diretrizes que devem ser adotadas pelas instituições no âmbito da prevenção e combate à corrupção e ao suborno, bem como na promoção de um mercado mais íntegro, ético e transparente.

Ao tornar-se signatário do Pacto, o Banco Fibra assumiu vários compromissos com o mercado, dentre eles:

• Monitorar pessoas físicas ou jurídicas que atuam como fornecedores e prestadores de serviços;

• Apoiar e colaborar com o Poder Público em qualquer apuração de suspeita de irregularidade ou violação da lei ou dos princípios éticos refletidos no Pacto;

• Adotar e reforçar ações de divulgação sobre regulamentações relacionadas ao combate à corrupção.

Para conhecer os princípios e demais compromissos definidos pelo Pacto Empresarial, acesse aqui.

Selo ABRACAM

Somos certificados pela Associação Brasileira de Câmbio com o Selo ABRACAM de Conformidade Série 1.000. Este reconhecimento reflete a atuação do Banco Fibra em relação às boas práticas de governança e compliance em operações de câmbio e o alinhamento com as regras de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo (PLD/CFT) do Banco Central do Brasil.

O selo reflete o alinhamento integral à Circular CMN nº 3.978/2020, com o compromisso do Banco em uniformizar as melhores práticas e procedimentos aplicados para operacionalização de câmbio, bem como governança, transparência e robustez nos processos e controles desempenhados para garantir a integridade destas operações.

Carbon Neutral

Reconhecemos as mudanças climáticas e nossa responsabilidade em diminuir o impacto de nossas atividades diante do aumento do aquecimento global no planeta.

Como forma de compensarmos nossas emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), firmamos parceria com uma empresa especializada no desenvolvimento de projetos REDD+ (Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal) que compreendem a redução de emissões a partir da conservação, aumento dos estoques de carbono florestal e o manejo sustentável das florestas.

Neutralizamos nossas emissões totais de GEE referentes aos anos de 2018 a 2021 por meio da compra de créditos de carbono destes projetos e, assim, colaboramos para a proteção de áreas ameaçadas de desmatamento na Amazônia.

Temos orgulho de podermos contribuir no combate às mudanças climáticas e na promoção de um futuro mais sustentável para o planeta e as gerações futuras!

Acesse nossos certificados:

Selo prata GHG Protocol

Em 2021 conquistamos o Selo Prata com a publicação de nossos inventários de emissões dos escopos 1 e 2 de forma completa, além do relato opcional do escopo 3, referentes às atividades do Banco Fibra dos anos de 2018, 2019 e 2020, através do Registro Público de Emissões do Programa Brasileiro GHG Protocol.

Esta conquista certifica o alto nível de qualificação de nossos inventários e é mais uma das ações implementadas pelo Banco Fibra de fortalecer o compromisso com a transparência e com o desenvolvimento de nossos negócios de forma sustentável, a fim de diminuir os impactos frente às mudanças climáticas. Clique aqui e acesse nossos inventários na íntegra.

Autorregulação Bancária

Compromisso com a sustentabilidade

Compromisso com a integridade

Os Selos de Autorregulação reforçam e tornam ainda mais transparente o compromisso assumido pelas Instituições Financeiras Signatárias da Autorregulação FEBRABAN.

O Banco Fibra é aderente aos eixos Socioambiental (Compromisso com a Sustentabilidade) e Prevenção a Ilícitos (Compromisso com a Integridade).