BUSCA

Sustentabilidade

A ética profissional, a responsabilidade, o compromisso social e com
o meio ambiente, orientam as atividades realizadas pelo Banco Fibra.

Sustentabilidade

A ética profissional, a responsabilidade, o compromisso social e com
o meio ambiente, orientam as atividades realizadas pelo Banco Fibra.

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da sociedade, atualizamos periodicamente nossas práticas e métodos, visando a promoção de ações sustentáveis alinhadas ao desenvolvimento do nosso negócio.

Sustentabilidade é nossa responsabilidade

Buscamos promover a sustentabilidade através de 4 pilares:

Integrar a
responsabilidade social
à cultura das atividades
do Banco Fibra

Buscar ações que
proporcionem um
ambiente de trabalho
produtivo e participativo

Incentivar a consciência
sobre a importância
do papel de cada pessoa
na sociedade

Agregar valor aos
grupos de interesse
envolvido com
o Banco Fibra

Relatório Socioambiental

Com objetivo de firmar nossos compromissos com a ética, transparência e responsabilidade social, divulgamos o nosso 2º Relatório Socioambiental, que tem como base todo o trabalho realizado no ano  de 2020.

Sustentabilidade é nossa responsabilidade, por isso, aperfeiçoamos constantemente nossas práticas, visando a promoção de ações sustentáveis alinhadas ao desenvolvimento do nosso negócio, contribuindo para a formação e o bem-estar de nossos clientes, colaboradores, parceiros e de toda a sociedade.

Em nosso novo Relatório Socioambiental, estão considerados os avanços realizados, especialmente ao que diz respeito às pautas ambientais, sociais e de governança, tendo como alguns destaques: a adesão ao Pacto Global da ONU, a adoção do processo de digitalização de documentos e assinatura eletrônica, bem como a consolidação da metodologia ágil, que permitiu avanços em colaboração, comunicação e rápida de decisões em nossos projetos.

Acesse e conheça mais sobre os nossos desafios, compromissos, estratégias, iniciativas e resultados ao longo de 2020.

Boa leitura!

PRSA

Política de Responsabilidade Socioambiental

Em linha com a regulamentação vigente, o Banco Fibra preza pela ética junto aos seus clientes, colaboradores, acionistas e
comunidade, principalmente no que envolve as práticas socioambientais nos negócios.

O Fibra tem critérios rigorosos em sua
governança para compreender e validar as práticas socioambientais de seus clientes, com objetivo de garantir idoneidade em seus negócios.

Acesse nossa política

Fibra

Soluções ágeis, flexíveis e simples para o seu negócio.

Nossos Compromissos

Pacto Global ONU

Iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

A Rede Brasil do Pacto Global engaja o setor empresarial brasileiro para que desempenhem suas ativididades alinhadas a práticas sustentáveis, de forma a contribuir para equacionar os  principais desafios, como as mudanças do clima, a extrema desigualdade social e a corrupção.

Women Empowerment Principles (WEPs)

Os Princípios de Empoderamento das Mulheres, ou Women Empowerment Principles (WEPs), são uma iniciativa conjunta entre a ONU Mulheres e o Pacto Global da ONU que traz diretrizes integradas de promoção à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no local de trabalho, mercado e comunidade, ao mesmo tempo que busca fomentar resultados positivos para os negócios.

Nos comprometemos em implementar ações no Banco Fibra que visam o cumprimento dos sete princípios fundamentados em padrões internacionais de trabalho e direitos humanos que direcionam esforços para o estabelecimento de lideranças corporativas, tratamento justo e sem discriminação tanto para homens como mulheres no trabalho, garantia de saúde, segurança e bem-estar de todos os trabalhadores, promoção do desenvolvimento profissional e de capacitação de mulheres, implementação de práticas que empoderam mulheres no desenvolvimento empresarial, cadeia de suprimentos e marketing, apoio a iniciativas e defesa da comunidade e, por fim, medição e relato público de nossos progressos.

Como signatário dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, O Banco Fibra reforça sua atuação e comprometimento com a busca constante de práticas igualitárias entre mulheres e homens.

Women on Board

Iniciativa independente que visa reconhecer, valorizar e divulgar a existência de ambientes corporativos com a presença de mulheres em conselhos de administração ou conselhos consultivos, para demonstrar os benefícios desta diversidade ao mundo empresarial, assim como à sociedade.

A iniciativa concede um selo às empresas que tenham pelo menos 2 (duas) conselheiras efetivas em seus quadros.

Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção

Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção

O Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção consiste em um conjunto de diretrizes que devem ser adotadas pelas instituições no âmbito da prevenção e combate à corrupção e ao suborno, bem como na promoção de um mercado mais íntegro, ético e transparente.

Ao tornar-se signatário do Pacto, o Banco Fibra assumiu vários compromissos com o mercado, dentre eles:

• Monitorar pessoas físicas ou jurídicas que atuam como fornecedores e prestadores de serviços;

• Apoiar e colaborar com o Poder Público em qualquer apuração de suspeita de irregularidade ou violação da lei ou dos princípios éticos refletidos no Pacto;

• Adotar e reforçar ações de divulgação sobre regulamentações relacionadas ao combate à corrupção.

Para conhecer os princípios e demais compromissos definidos pelo Pacto Empresarial, acesse aqui.

CARBONEXT

Selo ABRACAM

Somos certificados pela Associação Brasileira de Câmbio com o Selo ABRACAM de Conformidade Série 1.000. Este reconhecimento reflete a atuação do Banco Fibra em relação às boas práticas de governança e compliance em operações de câmbio e o alinhamento com as regras de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo (PLD/CFT) do Banco Central do Brasil.

O selo reflete o alinhamento integral à Circular CMN nº 3.978/2020, com o compromisso do Banco em uniformizar as melhores práticas e procedimentos aplicados para operacionalização de câmbio, bem como governança, transparência e robustez nos processos e controles desempenhados para garantir a integridade destas operações.

CARBONEXT

Carbon Neutral

Reconhecemos as mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global e a sua importância tanto para o país quanto para o planeta.

Para contribuirmos com a diminuição dos seus impactos, firmamos uma parceria com a Carbonext, empresa especialista em desenvolvimento de projetos REDD+ (Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal) que compreendem na redução de emissões e neutralização de carbono para frear o desmatamento da Floresta Amazônica.

A neutralização de carbono zera as emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa) produzidas nas atividades das pessoas ou empresas, por meio da compra de créditos de carbono.

Nos últimos 3 anos (2018-2020), neutralizamos as emissões do Banco Fibra por meio de compensação de créditos de carbono e, assim, colaborarmos para a proteção de áreas ameaçadas de desmatamento na Amazônia.

Temos orgulho de podermos ajudar no combate às mudanças climáticas e um futuro mais sustentável para o planeta e as gerações futuras!

Selo prata GHG Protocol

Em 2021 conquistamos o Selo Prata com a publicação de nossos inventários de emissões dos escopos 1 e 2 de forma completa, além do relato opcional do escopo 3, referentes às atividades do Banco Fibra dos anos de 2018, 2019 e 2020, através do Registro Público de Emissões do Programa Brasileiro GHG Protocol.

Esta conquista certifica o alto nível de qualificação de nossos inventários e é mais uma das ações implementadas pelo Banco Fibra de fortalecer o compromisso com a transparência e com o desenvolvimento de nossos negócios de forma sustentável, a fim de diminuir os impactos frente às mudanças climáticas. Clique aqui e acesse nossos inventários na íntegra.

Autorregulação Bancária

Compromisso com a sustentabilidade

Compromisso com a integridade

Os Selos de Autorregulação reforçam e tornam ainda mais transparente o compromisso assumido pelas Instituições Financeiras Signatárias da Autorregulação FEBRABAN.

O Banco Fibra é aderente aos eixos Socioambiental (Compromisso com a Sustentabilidade) e Prevenção a Ilícitos (Compromisso com a Integridade).