BUSCA

Pix

PIX

O Pix é uma solução de pagamento criada e gerida pelo Banco Central do Brasil, que permite o pagamento, transferência e recebimento de valores de forma instantânea, segura e digital, 24 horas por dia e todos os dias do ano.

Com o Pix o pagamento é simples e fácil, você só precisa informar sua chave Pix.

A modalidade chega como uma alternativa instantânea, segura e digital aos modelos tradicionais de pagamentos e transferências como boleto, TED e DOC, que são processados apenas em dias úteis e em determinados horários.

Perguntas Frequentes

O que é Pix?

O Pix é uma solução de pagamento criada e gerida pelo Banco Central do Brasil, que permite o pagamento, transferência e recebimento de valores de forma instantânea, segura e digital, 24 horas por dia e todos os dias do ano.

O que é chave Pix?

A chave Pix é um dado de identificação da sua conta, que torna o processo de transferência, pagamento e recebimento muito mais fácil. Para enviar e receber valores não será mais necessário informar todos os dados da sua conta, mas apenas informar a chave Pix cadastrada.

Estão disponíveis para cadastro as seguintes chaves Pix:

  • CNPJ/CPF
  • Nº do Celular
  • E-mail
  • Chave aleatória

A quantidade de chaves Pix cadastradas é limitada, sendo possível no máximo 20 chaves Pix para uma conta pessoa jurídica e 5 chaves Pix para uma conta pessoa física.

O que é chave aleatória?

Se você prefere não divulgar dados na hora de fazer as transações, a chave aleatória é uma boa opção. Trata-se de um código único, de 32 caracteres (formado por letras, números e símbolos) gerado aleatoriamente pelo Banco Central e atrelado a uma única conta.

Esse é o único tipo de chave que não permite realizar a portabilidade. Nesse caso, para substituir uma chave aleatória, basta excluí-la no cadastro da conta corrente a qual ela está vinculada e cadastrar uma nova chave aleatória na conta corrente desejada.

Como faço para efetuar o registro das minhas chaves Pix no Banco Fibra?

Você precisa cadastrar suas chaves Pix por meio do nosso Internet Banking ou do nosso APP.

Quem pode usar o Pix no Banco Fibra?

Todos os clientes que possuam conta corrente ativa no Banco Fibra.

É possível usar Pix em mais de uma instituição participante?

Sim. Para tanto, você precisará possuir conta em outras instituições participantes do Pix e cadastrar diferentes chaves nas respectivas contas transacionais (CNPJ, e-mail, celular ou chave aleatória).

É obrigatório cadastrar uma chave Pix para poder utilizar o Pix?

Não é obrigatório cadastrar uma chave para fazer ou receber um Pix, você também pode utilizar o Pix informando os dados da sua conta.

No entanto, o cadastramento da chave Pix é altamente recomendável. Ainda que você possa receber transações informando os dados da sua conta, essa forma não tem a mesma praticidade que o uso da chave Pix.

Posso fazer a portabilidade de uma chave Pix?

Sim. Você poderá portar a chave Pix vinculada a sua conta para outra conta de sua titularidade, exceto quando tratar-se de chave aleatória. Para tanto, você deverá solicitar a portabilidade na instituição para a qual deseja cadastrar a Chave Pix. O prazo para confirmação é de 7 dias.

Fui cadastrar uma chave Pix e fui informado que ela já pertence a outro usuário do Pix. O que devo fazer?

Você poderá iniciar um procedimento de reivindicação de posse da chave Pix na instituição na qual deseja cadastrar a chave Pix. Podem ser reivindicados: número de telefone celular e endereço de e-mail

Recebi uma notificação de que minha chave Pix foi reivindicada por outro usuário. O que devo fazer?

Você terá um prazo de 7 (sete) dias corridos para validar e comprovar a posse da sua chave. Ao fazê-lo dentro do prazo estabelecido, o processo de reivindicação será encerrado e você continuará utilizando sua chave normalmente.

O Pix é seguro?

A segurança faz parte do desenho do Pix desde seu princípio, e é priorizada em todos os aspectos do ecossistema, inclusive em relação às transações, às informações pessoais e ao combate à fraude e lavagem de dinheiro. Os requisitos de disponibilidade, confidencialidade, integridade e autenticidade das informações foram cuidadosamente estudados e diversos controles foram implantados para garantir alto nível de segurança.

Todas as transações ocorrerão por meio de mensagens assinadas digitalmente e que trafegam de forma criptografada, em uma rede protegida e apartada da Internet. Além disso, no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), componente que armazenará as informações das chaves Pix, as informações dos usuários também são criptografadas e existem mecanismos de proteção que impedem varreduras das informações pessoais, além de indicadores que auxiliam os participantes do ecossistema na prevenção contra fraudes e lavagem de dinheiro.

Como posso ter acesso ao Regulamento do Pix?

O Regulamento do Pix abrange a Resolução BCB Nº 1, de 2020, que disciplina seu funcionamento. Na página do Pix no site do Banco Central do Brasil, é possível encontrar a relação de manuais do Pix, no menu 'Regulamentação relacionada ao Pix'.